1. A IGREJA NA DIOCESE DE IMPERATRIZ

1. Histórico

A Diocese de Imperatriz é uma circunscrição eclesiástica, da Igreja Católica Apostólica Romana, criada pelo Papa João Paulo II, com a Bula Quae Maiori Christifidelium Spirituali Bono, a 29 de julho de 1987. Foi desmembrada da Diocese de Carolina, que tinha como bispo Dom Alcimar Caldas Magalhães. Seu primeiro bispo foi Dom Affonso Felippe Gregory, que governou a diocese de 20 de setembro de 1987 a 03 de agosto de 2005, com o lema episcopal: “A verdade vos libertará” (Jo 8,32). Faleceu no dia 06 de agosto de 2008.

1. Bula de Criação

BULA PAPAL DA EREÇÃO DA DIOCESE DE IMPERATRIZ

JOÃO PAULO BISPO SERVOS DOS SERVOS à  perpétua memória.

A Santa Sé procura promover tudo aquilo que mais favorece para o bem espiritual dos fieis. Por esta razão, atendendo ao pedido do Frei Evangelista Alcimar Caldas Magalhães, Bispo de Carolina no Brasil, para que esta Sé Apostólica proceda ao desmembramento do vasto território daquela circunscrição para constituir uma nova diocese, NÓS, ouvido o parecer do Reverendíssimo Dom Carlos Furno, Núncio Apostólico no Brasil, e dos Senhores Cardeais da Sagrada Congregação dos Bispos, COM ALEGRIA ACOLHEMOS O PEDIDO deste Pastor da Igreja.

Portanto, com a Suprema Autoridade Apostólica, DECRETAMOS O SEGUINTE: Separamos da Diocese de Carolina no Brasil o território que abrange os atuais municípios de Imperatriz, Açailândia, Amarante do Maranhão e João Lisboa, e deste território desmembrado CONSTITUIMOS A NOVA DIOCESE que terá os confins dos municípios acima mencionados. Deste modo fixamos na cidade de Imperatriz a Sede Episcopal, e – até não encontrar lugar mais próprio – erigimos a Igreja paroquial dedicada à Nossa Senhora de Fátima à CATEDRAL, com todas as insígnias, honras e privilégios próprios de todas as Igrejas Catedrais.

Além disso, declaramos a diocese de Imperatriz “sufragânea” da Arquidiocese de São Luis do Maranhão, tendo o Bispo relação de reverência ao Arcebispo de São Luis e todas as honras, atribuições e deveres próprios dos Bispos residentes, conforme o direito Canônico.

Confiamos o cumprimento do que prescrevemos aos cuidados do Reverendíssimo Dom Carlo Furno, Núncio Apostólico no Brasil, ou, na ausência dele, à outra pessoa devidamente designada pela Nunciatura Apostólica, a qual deverá enviar a cópia da documentação relativa à Congregação dos Bispos.

Por fim, declaramos válida agora e para sempre esta Nossa Constituição lacrada com Cartas Apostólicas, excluídas qualquer coisa contrária.

Roma, São Pedro, dia 29 de julho de 1987, nono ano do nosso Pontificado.

1. Logomarca da Diocese

O maior símbolo do pastor,   é o báculo. Com o báculo o pastor reúne as ovelhas, busca as que se afastaram do rebanho e enfrenta os lobos ferozes. Assim também a Igreja Diocesana de Imperatriz, junto com o seu bispo, quer cuidar e proteger esta parte do Povo de Deus a ela confiada. A exemplo do PASTOR maior JESUS CRISTO, também nós devemos abraçar a CRUZ de CRISTO, na MISSÃO que o SENHOR nos confiou nesta terra banhada pelo rio Tocantins. Essa missão será sempre fundamentada na palavra de DEUS, a sagrada BIBLIA, refletida e interpretada em comunidade, sob a luz e o discernimento do ESPÍRITO SANTO, a exemplo do que fez SANTA TERESA D´AVILA, nossa padroeira.

1. Situação Geográfica

A Diocese de Imperatriz do Maranhão está situada a oeste do Estado do Maranhão. Limites: Dioceses de Bragança (PA), Carolina (MA), Grajaú (MA), Marabá (PA), Tocantinópolis (TO), Viana (MA)  e Zé Doca (MA).