Diocese de Imperatriz completa 25 anos neste domingo

26/07/2012 11:51

Em 2012, a Igreja Católica de Imperatriz completa 160 anos de Evangelização e 25 anos de Igreja Diocesana na “Terra do Frei”. A Diocese de Imperatriz foi criada em 29 de julho de 1987 e atualmente é presidida pelo bispo Dom Gilberto Pastana, o qual é responsável por 26 paróquias.

Uma matéria publicada em 1984 na 5ª edição do jornal impresso católico Sinais dos Tempos, com o título “Imperatriz pode ser diocese” relata os anseios de Dom Alcimar Caldas Magalhães para a criação da Diocese de Imperatriz, que na época pertencia à Diocese de Carolina.
Em um trecho a matéria relata os motivos para desmembramento de Imperatriz de Carolina. “Há anos que as necessidades pastorais exigem a criação de uma nova diocese em nossa região, sobretudo pela grande extensão da atual diocese de Carolina, que abrange as cidades de Carolina, Estreito, Porto Franco, Montes Altos, Amarante, João Lisboa, Imperatriz, Açailândia até Itinga, na divisa com o Pará. As distâncias dificultam uma organização mais eficiente, e a superpopulação clama por uma articulação pastoral mais intensa, como tentativa de resposta aos desafios desta região”.
A matéria relata ainda que “a Núnciatura responda positivamente este apelo, colaborando para uma eficiência maior dos trabalhos da Igreja nesta região de Imperatriz - Açailândia, as duas maiores cidades que continuam crescendo de maneira espantosa, exigindo de nós uma organicidade maior na pastoral”.

Segue a matéria na íntegra:
Programação
Em comemoração aos 25 anos haverá neste domingo (29/07) um Passeio Ciclístico, às 7h da manhã, com saída da Beira Rio, onde os ciclistas farão o percurso de Imperatriz-João Lisboa/João Lisboa-Imperatriz, encerrando com um almoço para todos os participantes.
À noite haverá uma missa, às 19h, na paróquia Santa Tereza D’ávila, com a presença do bispo Dom Alcimar Caldas Magalhães, um dos responsáveis pelo desmembramento e criação da Diocese de Imperatriz.
Paula de Társsia e Pollyana Galvão